Pesquisar
Close this search box.

Aumento de Custos de Viagens Permanece como Desafio Central, de acordo com WTM

Aumento de Custos de Viagens

LONDRES – O encarecimento dos deslocamentos não conseguiu desestimular o interesse dos consumidores. Porém, o aumento de custos de viagens emergem como uma das principais preocupações enfrentadas pela indústria, conforme relata o Estudo Global de Viagens da WTM, em parceria com a Tourism Economics, apresentado hoje (06/11) durante a WTM London 2023.

O relatório identifica as “viagens de vingança” como uma tendência atual, à medida que os consumidores retomam suas viagens após o período de pandemia da COVID-19. Porem, esse comportamento parece ter atenuado o impacto dos custos elevados até o momento, mas resta a dúvida sobre como esses preços mais altos influenciarão as escolhas dos viajantes no futuro.

Os custos

Os custos não são uma preocupação somente para os clientes, mas também para as empresas do setor de viagens, que estão se esforçando para encontrar soluções diante do desafio premente da falta de pessoal.

O aumento dos custos é uma fonte de apreensão para as empresas de viagens, revelando o relatório. Contudo, mesmo diante da incerteza econômica, a perspectiva é otimista, uma vez que muitos consumidores demonstram manter as viagens como uma prioridade de gastos.

Analise

Juliette Losardo, diretora de Exposições da World Travel Market London, ressalta: “Conforme demonstrado pelo Estudo Global de Viagens da WTM, os custos são motivo de preocupação tanto para os clientes quanto para as empresas de viagens, que também precisam encontrar soluções para a questão urgente da falta de pessoal. Então, de maneira mais positiva, o relatório destaca as oportunidades reais que as partes interessadas do setor de viagens e turismo estão aproveitando.”

Além disso, muitos dos fatores que contribuíram para o sucesso do turismo global continuarão a impulsionar o crescimento futuro da indústria. Por isso, o crescimento econômico em mercados emergentes e as mudanças demográficas e sociais permanecem como áreas de oportunidade.

Desafios

Quando questionados sobre as barreiras e desafios enfrentados pelo turismo, os entrevistados apontam o aumento dos custos operacionais e a escassez de pessoal como suas maiores preocupações, citadas por 59% e 57% dos entrevistados, respectivamente. O custo de acomodação (54%), custos de voos (48%) e regulamentação governamental (37%) também figuram entre as preocupações mais prementes, em comparação com a redução dos gastos por parte dos viajantes, mencionada por 33% dos entrevistados.

Apesar dos riscos e desafios que a indústria enfrenta, o turismo global mantém sua recuperação robusta. A previsão da Tourism Economics é que, até o final de 2023, as viagens internacionais ultrapassarão a marca de 1,25 bilhão, representando mais de 85% do nível máximo atingido em 2019.

O setor de viagens tem demonstrado repetidamente sua capacidade de resiliência, e este relatório evidencia que, com as oportunidades disponíveis, a indústria de viagens e turismo encara um futuro promissor.

O relatório destaca que as empresas estão recorrendo à tecnologia para lidar com a escassez de pessoal, eventos culturais e esportivos de grande porte estão se recuperando, e a demanda dos consumidores por experiências únicas e memoráveis está em crescimento, tudo isso proporcionando oportunidades para destinos turísticos e organizações do setor.

Bleisure e Workcations

A tendência de “bleisure” – combinação de viagens de negócios com lazer – entre outras tendências de viagens de negócios, como as “workcations”, é apontada como a terceira grande oportunidade, mencionada por 53% dos entrevistados. Muitas organizações e destinos estão se adaptando de forma eficaz a essa tendência, à medida que as pessoas desfrutam de maior flexibilidade no ambiente de trabalho em comparação com o período pré-pandêmico.

Para Losardo, a demanda reprimida causada pela pandemia da COVID, que interrompeu as viagens globais, permanece em alta, e as pessoas continuarão a desejar explorar diferentes culturas e concretizar seus sonhos de viagem. “O setor de viagens tem demonstrado repetidamente sua resiliência, e este relatório mostra que, com as oportunidades disponíveis, a indústria de viagens e turismo encara um futuro empolgante.”

FONTE: MERCADO E NEGOCIO

Já nos segue no Instagram? Não? Então corre lá: @gopromundo.br

Veja também: