Pesquisar
Close this search box.

Etias: Autorização de Viagem Para a Europa Adiada Para 2025

Etias: Autorização de Viagem Para a Europa

A expectativa de que a Autorização de Viagem para a Europa, conhecida como Etias, se tornasse obrigatória a partir de novembro deste ano foi adiada. Por isso, o novo Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens, que avaliará o perfil de cada turista que deseja visitar a União Europeia, só será exigido a partir do meio de 2025. Essa mudança representa um adiamento em relação à previsão anterior.

Motivação para a autorização do Etias

A Comissão Europeia propôs essa autorização como uma medida para aprimorar a segurança no Espaço Schengen, que engloba 26 países europeus. Embora tenha sido discutido desde 2016 e planejado para entrar em vigor em 2021, o Etias enfrentou adiamentos consecutivos.

Até que seja plenamente implementado, o Etias concede permissão para viajar a turismo na área a algumas nacionalidades, incluindo a brasileira, sem a necessidade de visto ou autorização prévia, pois não se trata de um visto convencional, mas sim de uma forma de permissão online que deve ser solicitada a cada três anos.

Veja países que fazem parte do Espaço Schengen e os que vão precisar do Etias

Espaço Schengen

Como o Etias funcionará?

Aqueles que desejarem visitar os 26 países do Espaço Schengen terão que solicitar o Etias. Após a análise de informações pessoais preenchidas em um formulário online, que incluirá data de nascimento, antecedentes criminais e detalhes sobre a viagem, concederá essa autorização.

A autorização permitirá que os viajantes a turismo ou a negócios permaneçam no país por até 90 dias durante um período de 180 dias. Em outras palavras, após retornar ao país de origem, será necessário aguardar um intervalo de pelo menos 90 dias antes de retornar à Europa.

Além disso, a aprovação do Etias será válida por três anos, a menos que o passaporte expire antes.

FONTE: G1

Já nos segue no Instagram? Não? Então corre lá: @gopromundo.br

Veja também: